terça-feira, 14 de agosto de 2018

Primeiro teste

Preparámos tudo para trazer o nosso filho para casa. Fomos buscar as coisas do nosso primeiro filho que estavam arrumadas no sótão. Pedimos de volta algumas coisas que tínhamos emprestado a amigos e tudo ficou pronto. Escolhemos que os 2 irmãos iriam partilhar o quarto. O mais velho adorou a ideia e ajudou a montar tudo, ansioso com a chegada do irmão. 
Depois de uma semana de adaptação ao bebé na instituição, chegou o dia de o trazer para casa. Super ansiosa nem dormi nessa noite. Ele recebeu-nos com o seu sorriso lindo, sempre simpático e sem problemas veio para casa. 
O R era uma bebé fácil. Praticamente não chorava, não se zangava, não reclamava. Inicialmente isso podia significar menos trabalho mas pelo contrário. Porque por ele estava tudo bem, mesmo quando não estava. Ele não se queixava. O que me deixou um pouco insegura porque como poderia eu perceber que ele não estava bem. Passado 15 dias apareceu o pronto teste, o R começou com febre e passado 1 hora estava com 41 graus... Mãe de segunda volta não stressa e pensa ok acontece. Não há problema. Dou beneron e vejo o que acontece. Passado 1 hora a temperatura estava normal e ele super sorridente outra vez. Ele comia mal mas sempre comia mal mesmo quando estava bem. E como não tinha mais sintomas segui a regra dos 3 dias. A febre ía e vinha com beneron e brufen alternados. Até que ao 3 dia sem passar eu achei que ele devia ser visto por médico mas era domingo. Telefonei saúde 24 e aconselharam ir hospital. E lá fui eu. 
Recebeu-nos uma médica que o conhecia e foi super atenciosa. Análises sanguíneas, urina, rx tudo e mais alguma coisa. Resultados vieram a dizer que ele tinha uma infecção muito alta que ainda não sabiam o que era e teve de fazer despiste de meningite... 
Nesta altura assustei-me a sério e já chorava por todo o lado... 
Zanguei-me comigo: como é que eu mãe de segunda viagem não tinha percebido que ele estava assim tão doente: “Que raio de mãe és tu?”
Pior foi então quando recebi a notícia que apesar de não ser meningite ele teria de ser internado nos cuidados intensivos para ser vigiado de perto... Facada no coração... 
“E agora? Como é que eu faço? Não estava à espera disto...”
Marido longe a trabalhar, um filho em casa com a avó, filho este que só dormiu longe de mim menos de 3 noites.
Foi muito difícil de lidar com todas as emoções. 
Acho que liguei o cérebro e pensei friamente na situação. 
Tinha de ir a casa. Explicar tudo ao meu filho mais velho ( tinha 3 anos e 9 meses) e buscar as minhas coisas. 
O R estava medicado, a dormir, e super vigiado e eu a sofrer horrores  por o deixar assim doente, fui a escorrer lágrimas para casa dormir. Já eram 2 da manhã... 
Tentei dormir alguma coisa agarrada ao meu G e de manhã tratei dele, falei com ele é fui levá-lo à escola. 
Em lágrimas expliquei na escola o que se passava e para estarem mais alertas com o G se sentissem ele mais triste, já saberiam do que seria.
E fui para hospital. Lá estava ele a dormir. A soro. Não aceitava leite ( ele odiava leite...). E ainda sem saberem de onde vinha a infecção. Só ao 3 dia se confirmou que era uma infecção urinária. Nesta altura já ele respondia ao antibiótico que estava a fazer e já está mais acordado e vem disposto.
Manti a rotina de estar com ele todo o dia. Dar-lhe a sopinha ao jantar, pô-lo a dormir e depois ir dormir a casa. Ainda estive 12 dias internado. Foi duro... Mas vê-lo a recuperar deu-me ânimo outra vez. Felizmente o meu G foi um super mano que também lidou muito bem dentro do possível com a situação que tivemos de ultrapassar. E também graças à minha sogra que permitiu manter o máximo de rotina do G para ele não sentir muito, com muito carinho.

Sem comentários: