quinta-feira, 21 de junho de 2007

Para a Janota

Finalmente consegui escrever sobre a minha gatinha (que estava com o meu pai) que faleceu no dia 20 de Maio...

O nome dela era Janota.
Janota porque?
Quando me apareceu a pedir comida e mimo no alentejo movia-se de uma forma especial, colocando uma pata de cada vez com muito cuidado e movendo o corpo como se fosse uma modelo. E eu dizia : deves pensar que es janota nao?
:P
Uns dias depois apareceu-me la com um miar diferente...aflito...como que a pedir ajuda e eu peguei-a ao colo. Ela la ficou o que nao era muito normal...Continuava a miar e eu nao sabia bem o que fazer... Ate que... se viu...sangue... Pois e ela estava gravida e esta pronta a ter os gatinhos...
Foi a minha primeira experiencia de partos... nao sabia o que fazer...
O primeiro foi rapido... O segundo demorou horas e ela estava exausta ja nao conseguiu fazer tudo sozinha... Tive de rasgar o saco e por o pequenino ao pe dela para ela lamber...
Foi incrivel... E depois ver todo o carinho dela pelos pequeninos...
E claro que depois disso ja nao a conseguimos deixar na rua.
Foi para casa do meu pai com os 2 pequeninos.
Mais tarde arranjamos donos para os pequeninos...foi tao dificil da-los... Ouvir o grito de um deles na rua quando o levaram ... Ate o meu pai chorou... Foi horrivel...
Ela era pestinha, muito manhosa mas adorava-nos...
Gostava tanto de nos como odiava os outros gatos que tinhamos la em casa...
Andou a asseinhar-se aos outros e sempre a competir pelo nosso colo.
Comida de gato nem pensar... Gostava era da nossa comida. Quanto mais molhenga melhor.
Adorava as coisas mais incriveis como polvo, ervilhas, e mais nao me lembro... Racao e que nao...
Adorava estar conosco mas nao era de brincadeiras...

Teve de ser operada 2 vezes para tirar tumores das maminhas mas deu sempre a volta por cima e aguentou-se.
Era leve como uma pena.
Tantos petiscos mas a balanca a ela nao pesava . Era de fazer inveja aos outros com a sua elegancia.

Ela malhada, linda linda linda...

Tinha um feitio especial...

E tinha sem duvida um lugar grande no nosso coracao.

Adeus Janota...

Sem comentários: