quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Acabou 2008... Feliz 2009

Estou para escrever há já vários dias...

Ando a fugir...

Queria escrever sobre o ano que passou e o ano que vem aí...

Mas custa tanto...

Sinto o coração tão apertado :(

Acho que nunca tinha sentido a felicidade que senti este ano...

Descobrir que se tem uma vida a crescer dentro de nós é maravilhoso e assustador...

No dia que soube chorei baba e ranho de medo...

Não queria acreditar... era bom de mais... não era para mim... e os riscos... foram tantas as dúvidas e tanto o AMOR que logo senti.

O J sorria e dizia que eu desde que soube quando adormecia mantinha a minha mão na barriga como que a proteger o nosso pequenino...

Foi-me dito que devia acreditar, que era verdade mas que não devia passar palavra...

Era impossível... Eu sentia-me luminosa de tanta felicidade, era impossível disfarçar...

Fui acreditando cada dia um bocadinho mais.

Cada semana eu me sentia mais mãe...

Quando o comecei a sentir mexer-se então... foi...foi de outro mundo...

Finalmente acreditei tinha um filho a crescer dentro de mim.

É uma sensação ... fenomenal...

Foram as 22 semanas mais felizes da minha vida. Pensei que desta vez a estrelinha estava comigo...
Mas não ...

Numa semana tudo mudou.

Primeiro a Eco a dizer que ele era fraquinho... Pânico!!!
Mas ainda começei o curso de preparação para o parto - 1 aula. Adorei...
Depois a Amnicentese e todo o medo à volta...
Depois os resultados urgentes da Amnio a dizer que ele era normal. -Alivio!! Voltei a acreditar...

Depois:
Foi-se... Já não havia um coração a bater...
E em 1 segundo deixei de ser mãe...
Agarrei-me à minha barriga mas não havia mais nada para proteger...

A única coisa que conseguia dizer naquele momento foi:
Acabou-se...
Acabou-se ....
Acabou-se o sonho...

Não era para mim... era bom de mais para ser para mim...

Precisei de dizer ao J, à M, à N... ao meu pai... E foi assim que disse... apenas isso:
ACABOU-SE

Na passagem de ano fez 2 meses.

Pois é 2 meses. Lembro-me de tudo como se tivesse sido ontem...
Mas sinto que já passou tanto tempo...Que já senti tanta coisa... Já dói há tanto tempo...
Que já se passou tanto depois disso...

Sobrevivi à passagem de ano.
Aguentei-me...

Não dei grandes abraços ou partilhei grandes sorrisos porque por dentro estava a "estalar"...
Mas lá me aguentei.

Nos dias seguintes sempre que estava acompanhada estava bem.

Mas se estava sozinha ou em viagens de carro a lágrima teimava em descer...

Pois a lágrima desce por tudo e por nada em momentos que não tem nada a ver com nada...

O J já não sabe o que me há de dizer... ou fazer...

E eu quase que me sinto culpada por ainda andar a chorar...
Mas dói tanto ainda...

Mais uma vez não fiz grandes planos para o Novo Ano...

Deixei de o fazer no Ano em que a minha mãe morreu já lá vão 13 anos...

E agora ainda menos força tenho para o fazer.

Sei que vou dar a volta mas ... mas tenho mais dificuldades em sonhar.

Amanhã tenho consulta na MAC com a obstetra...

Planear o futuro penso que é a ideia...

Vamos ver...

Fica aqui o desejo atrasado para todos de um FELIZ ANO de 2009.

Desejo tudo de melhor.

Peço desculpa aqueles que não tenho ligado, respondido a telefonemas ou emails.

Não é por mal....

1 comentário:

PauLLa disse...

Olá Marta
Acredita que aos poucos e poucos vais conseguir voltar a acreditar na vida...
Nunca te sintas culpada por continuar a chorar!!!!
Eu sou tia dos meus principes que faleceram as 25 semanas e tambem choro mtas vezes...
Tambem so passaram 3 meses...
Mas temos que acreditar que a vida nos vai sorrir..... Tambem merecemos caramba....
Dp conta como correu a consulta na GO
Bjokas grandes.....