terça-feira, 6 de novembro de 2012

Dificuldades no percurso de crescimento de um bebé prematuro


Os últimos 9 meses de vida passaram a correr.
Aconteceu tanta coisa...
O Gonçalo está hoje com 19 meses quase 20 meses.
Está crescido mas magrito mas óptimo em termos de desenvolvimento o que me deixa um sorriso nos lábios.
Durante estes 9 meses tivemos alguns stresses em relação ao desenvolvimento do Gonçalo, em especial no desenvolvimento motor. A parte cognitiva esteve sempre bem.
Como muitos prematuros o Gonçalo teve um  atraso no desenvolvimento motor, mas felizmente fomos sempre muito bem acompanhados na MAC e na nossa pediatra no privado e com muito trabalhinho conseguimos ir ultrapassando as várias dificuldades que fomos encontrando.
A primeira dificuldade qiue tivemos foi uma dificuldade ao sentar.
O Gonçalo começou a sentar-se e com apoio apenas com 9 meses (7 meses de idade corrigida). Mas aguentar-se sentado sozinho ainda demorou mais um mês. Com muita teima e tempos passados num bumbo conseguimos que ele conseguisse finalmente se sentar sozinho.
A seguir foi o aprender a Gatinhar/rastejar.
O Gonçalo começou a rastejar após muita fisioterapia com 13 meses e meio (11 meses e meio de idade corrigida.
Eram claras as dificuldades nele. Parecia que havia pouca força na zona lombar e nos braços.
E muita frustação... A personalidade dele penso que também não ajudava... Quando tentava se mover nunca conseguia e ficava claramente muito frustado e zangado. E cada vez tinha menos iniciativa de o tentar.
Penso que nesta fase a fisioterapia foi essencial para ele ganhar força muscular mas também para perceber aos poucos que até se conseguia mover um bocadinho.
Com o aumento da auto estima claramente aumentaram as tentativas e consequentemente uma evolução nos movimentos.
A gatinhar começou com 14 meses (12 meses de idade corrigida) idade em que muitos bebés começam a andar... Continuámos com a fisioterapia e cada dia havia novas conquistas.
O Verão foi óptimo. Fizemos imensa praia. O Gonçalo adora praia. Isto tudo junto ajudou imenso na evolução do gatinhar e nas tentativas de andar.
O Gonçalo aprendeu a andar com 16 meses (14 meses de idade corrigida) o que foi excelente!!!!
A partir daí ele próprio começou a fazer a fisioterapia dele e tem evoluído imenso.
Durante este percurso sinto que o meu investimento em sessões de fisioterapia, muitas horas de exercicios em casa, em aulas de ginástica do Gymboree e em aulas de natação fizeram toda a diferença no bebé que o meu filho é hoje. Hoje podem até me dizer que o meu filhote ainda é pequenito mas ninguém diz que ele alguma vez teve algum problema motor. Hoje ele é super desenrascado e por vezes até mais que bebés da idade dele.
Por opção fiquei em casa com ele estes 19 meses e acho que foi uma óptima decisão.
A todos os que passem por dificuldades de aprendizagem do vosso filho só posso dizer que não desistam, os nossos filhos merecem tudo :)

Sem comentários: