terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Maternidade Alfredo da Costa

Pois sinto que falta dizer algo, sinto que temos de agradecer à MAC...

À 1 ano atrás se me falassem da Maternidade Alfredo da Costa eu torcia o nariz...
Mas retiro tudo o que disse e digo que a MAC é uma grande instituição, não só pela quantidade de pessoas que têm de receber mas também pelo modo que as "recebem".
Erros claro que cometem... quem não os comete...
Mas a maioria do pessoal que faz parte desta Maternidade, o trabalho que fazem com muito amor à camisola, fazem dela uma intituição especial sem dúvida.

Tudo o que passamos foi marcante mas sem dúvida que todo o pessoal da Maternidade Alfredo da Costa ajudou um bocadinho na diminuição da dor.

Toda a equipa do diagnóstico pré-natal, especialmente à dr. Isabel Martins que apesar de "impotente" fez o que pode e ...esteve sempre lá, mesmo sem grandes palavras esteve sempre lá, e foi ter comigo a todo o lado como que para eu sentir que não estava sozinha na minha dor.

A enfermeira "pequenina" também do diagnóstico pré-natal teve palavras sábias numa altura de choque e muita dor.

Muito em especial à Dra Augusta Borges que quase sinto que foi um anjo que desceu à terra para tomar conta de mim nesta fase. 5 estrelas em todos os sentidos : pessoais e médicos.

De resto muitos mais funcionários permitiram que o nosso sofrimento fosse o menor possível, desde as enfermeiras carinhosas e brincalhonhas nas alturas certas, as auxiliares que até massagens nas costas me deram na altura das contrações para que eu tivesse menos dores.

O cuidado durante o parto pelas enfermeiras, ouvindo sempre as minhas queixas e actuando de acordo com elas.
O cuidado para que eu não ficasse perto das outras mães que estavam a ter os seus filhos.

A atenção para que o quarto que me era atribuido não fosse partilhado por uma mãe com bébé...

O ombro amigo das enfermeiras que me encontraram sozinha a chorar algures nos corredores da maternidade às 2h da manhã e me puxaram para a salinha delas onde havia uma tv para me distrair enquanto tentava respirar melhor...

A disponibilidade e a palavra Amiga da grande maioria das auxiliares e das enfermeiras foi uma grande ajuda.

Todo a atenção e cuidado do pessoal dos cuidados intensivos que me ajudaram a recuperar da fase pior da pneumonia.

Todos os hospitais têm um livro de reclamações, mas todos deveriam também ter um livro de agradecimentos onde quem dá um bocadinho mais de si numa altura de tanta fragilidade do doente pudesse ser salientado.

Por isso senti a necessidade de vir aqui dizer OBRIGADA

2 comentários:

Ana Pinetree disse...

Por vezes encontramos o afecto onde menos esperamos... revi-me nas suas palavras, Portugal tem excelentes profissionais de saúde, não podemos duvidar disso!
Adorei a ideia do livro de agradecimentos, realmente faz bastante falta!
Felicidades para futuro!
Ana

S disse...

puuuuuuuuuuuuuuf
...
que estrondo este post.
revi-me em tudo, tudo, tudo, excepto no nome do hospital.
Há EXCELENTES profissionais de saúde em portugal, seja no público seja no privado (e logo eu, que "normalmente" sou seguida no privado...)
Beijinho,
Sofia